terça-feira, 26 de junho de 2012

Ectoderme, Mesoderme e Endoderme

Ectoderme, mesoderme e endoderme correspondem aos três folhetos germinativos encontrados no embrião de animais triblásticos durante seu desenvolvimento e que dão origem a todos os tecidos do animal adulto. 


A ectoderme é a camada mais externa e que dá origem à epiderme e a seus anexos (pêlos, glândulas, entre outros) e ao sistema nervoso (cérebro, medula, nervos e gânglios nervosos). 


A endoderme é a camada mais interna e dá origem ao epitélio respiratório (brânquias ou pulmões, dependendo do animal) e ao epitélio de revestimento interno da bexiga urinária.


A mesoderme é a camada intermediária e fica localizada entre as outras duas já citadas. Ela dá origem à derme (camada mais interna da pele), ao sistema muscular (musculatura estriada e lisa), ao sistema circulatório (coração, vasos sanguíneos e sangue), ao esqueleto (crânio, coluna, vértebras e ossos dos membros anteriores e posteriores), ao sistema urogenital (rins, dutos urinários, bexiga, uretra, gônadas e dutos genitais), ao epitélio e às glândulas do tubo digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário