terça-feira, 5 de junho de 2012

Tipos de parenquima


Parênquima Clorofiliano

Encontra-se nas folhas, entre a epiderme superior e a inferior.Suas células sāo dotadas de cloroplastos que contêm clorofila, logo, o parênquima clorofiliano tem funçāo fotossintetizante; além disto, desempenham também papel de assimilação.
Quanto à disposiçāo e à forma das células , podem-se observar dois tipos de parenquema clorofiliano: paliçádico e o lacunoso.
O paliçádico possui células justapostas e alongadas, lembrando uma paliçáda(estacas fincadas). O lacunoso possui células arredondadas, que deixam lacunas (espaços)entre si. Sua funçāo é fazer fotossíntese e contribuir para o arejamento, isto é, para a circulaçāo de gases na folha.

Parênquima de Reserva


  • Parênquima aquífero: Armazena água; sendo comum em regiões secas.
  • Parênquima aerífero (aerênquima): Acumula ar em grandes lacunas presentes entre suas células. Encontra-se em plantas aquáticas flutuantes,como por exemplo nos aguapés. O acúmulo de ar diminui a densidade relativa da planta e permite sua flutuação.
  • Parênquima amilífero: Bastante frequente em órgãos de reserva, armazena amido no interior de leucoplastos. Assim, o parênquima amilífero pode ser facilmente observado em tubérculos como a batata

Nenhum comentário:

Postar um comentário